Total de visualizações de página

domingo, 9 de abril de 2017

Jornalismo

O jornalismo surge por volta do século XV com a invenção da prensa por Gutemberg e por volta de 1609-1610 foram publicados os primeiros jornais impressos principalmente pela mudança de sistema da época do feudalismo para o comércio o início do capitalismo que se consolidou pós revolução industrial, o jornalista como mercadoria vem a partir daí entre o o final do século XIX e o início do XX com a rev.. Industrial veio as prensas em massa, o jornalismo para se consolidar tinha que ter mais objetividade e mais imparcialidade tanto após essa mudança foi considerado o quarto poder, por dominar a opinião pública. Logo vem a figura do repórter investigativo que vai atrás dos fatos, e surge também os taquígrafos, para anotar tudo. Primeiro caso reportado foi um homicídio num bordel, foram se criando regras de escrita como o LEAD o primeiro parágrafo de uma notícia o mais impactante onde você responde, o quê, como,onde, quando,quem e porque. E depois contextualiza ao longo do texto.
Isso já estava bombando nos EUA e na Inglaterra no final do século XIX para o início do XX, só a França que ficou resistente a mudança não se desgarrava do poderio do governo e não largava os folhetins,os literatos como o conde de monte Cristo. Além da democratização da educação que fez com que os jornais se desenvolvessem mais porque as pessoas sem ser da elite também iriam ler.
No Brasil a identidade do jornalista surge nos anos 1950 com uma grande influência das regras de escrita norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário